IGpromo Diário de Bordo - Blog Marketing




quarta-feira, julho 05, 2006

Estatísticas de Sites

Um dos grandes trunfos de marketing na internet é conhecer sua audiência. Existem várias de maneiras de se conhecer um pouco mais o público que acessa seu site. Há uma 'ferramenta' de marketing já pronta em seu site que muitas vezes passa desapercebida ou é má interpretada. Trata-se das estatísticas de visitas do seu site.

Através dessas estatísticas é possível saber, com exatidão, o número de pessoas que visitaram o seu site, de onde eles vieram, quais são as páginas mais populares, que palavras utilizaram na busca etc.

Entretanto, as estatísticas de um site podem ser lidas de diversas maneiras e não é incomum observarmos sites divulgando estatísticas erradas sobre o seu serviço, por não saberem interpretá-las corretamente.

Vamos falar um pouco sobre estas estatísticas: hit, pageview e visitante por ip.

Um dos termos mais utilizados, chama-se "hit". Cada vez que um arquivo é chamado em seu site, ele gera um hit. Se você tem uma página HTML com 6 imagens, uma vez que esta página é acessada ela contará 7 hits. (1 para o arquivo HTML e 6 para os arquivos gráficos). Vários sites divulgam suas estatísticas em "hits", gerando um número irreal de visitantes.

Um termo bastante popular é o pageview. Essa estatística indica o número de páginas que foram acessadas durante um determinado período (normalmente um mês).

A estatística mais correta para saber o número de visitantes de um site é o número de IPs diferentes que visitaram o site durante um determinado período de tempo (um mês, tipicamente). Essa estatística é também conhecida como hosts ou distinct hosts. Através dela podemos saber quantas máquinas diferentes acessaram o seu site, dando a quantidade de pessoas diferentes que acessaram o site em um mês.

<< Blog Marketing Página Principal